Centro Paroquial 2017-11-29T20:37:29+00:00
Página dos Jardins de Infância Girassol e Papagaio
Ementa Semanal dos Jardins de Infância

O CENTRO

O Centro Social Paroquial Padre Manuel Gonçalves é uma Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos, tutelada pelo Ministério do Trabalho e Solidariedade.

Fundado em 1956 denominado “Centro de Assistência Paroquial ao Divino Espírito Santo do Montijo”, mediante iniciativa da Fábrica da Igreja Paroquial do Montijo e autorizada pelo Bispo da Diocese de Setúbal.

Esta Instituição é constituída por uma direcção de cinco elementos, presidida pelo Sr. Padre Carlos Rosmaninho.

A constituição dos Jardins-de-Infância surgiu como resposta às necessidades das famílias, inicialmente com o aumento do trabalho feminino e posteriormente devido ao acréscimo populacional do concelho que se fez notar bastante depois da construção da segunda travessia do Tejo.
Atualmente o Centro tem acordos de cooperação com a Segurança Social nas Respostas Sociais de Creche e CATL.

POLÍTICA DE QUALIDADE

Missão

Realiza-se na área de influencia da Paróquia do Montijo e, sempre que se justifique e seja possível, nas paróquias limítrofes:

. Promovendo o desenvolvimento integral da pessoa na sua dimensão humana, social, cultural, espiritual e religiosa tendo como referência a Doutrina Social da Igreja;

. Na educação de crianças, em colaboração com os pais/ encarregados de educação observando, segundo as capacidades económico-financeiras das famílias, um espírito de harmonia social.

Visão

Ser reconhecida como uma IPSS de referência na procura do aperfeiçoamento cultural, espiritual e moral de todo o meio envolvente.

Valores

Responsabilidade Social e Profissional – A humanização pela relação com o Outro (pessoas, famílias, grupos e comunidade)

Solidariedade Social – O espírito de convivência e de solidariedade social como fator decisivo do trabalho na procura do bem comum.

Ética (Social/Profissional) – Respeitar a condição e características de todos os que apoiamos e connosco colaboram.

Justiça e equidade – A estima pela cultura e condição social de cada um.

Dedicação – O respeito pela liberdade de consciência ao proporcionar um percurso de formação cristã.

Confiança – Gerar um nível de confiança mutua entre nós e os que servimos e nos apoiam

Bom relacionamento institucional – O conceito unitário e global da pessoa humana e respeito pela sua dignidade.

Sustentabilidade – Em todos os projetos.

Política da Qualidade

É política desta Instituição responder às necessidades sociais e educativas dos nossos concidadãos oferecendo, no horizonte do humanismo cristão, serviços certificados de qualidade, tendo como referências os normativos NP EN ISO 9001:2015 e MAQISS, nível A, para a Creche, por eles percebidos e reconhecidos pelas entidades competentes.

A Instituição assume o compromisso de procurar e avaliar, em aliança com todos os intervenientes, as melhores práticas na realização do bem comum, promovendo uma cultura organizacional de melhoria contínua capaz de estimular a motivação, a formação, o envolvimento e comprometimento dos seus colaboradores.

A Instituição compromete-se ainda a contribuir para a sustentabilidade ambiental, incutindo nos utentes e colaboradores o respeito pelo meio ambiente.

SECRETARIA

Atendimento de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 13h e das 14h30 às 19h.

Estamos também disponíveis através dos seguintes números:

• TELEFONE: 212310401
  • TELEMÓVEL: 916470327

RESPOSTAS SOCIAIS

É nossa função colmatar as seguintes necessidades das populações:

Creche

Traduzida numa maior intervenção da mulher no mercado do trabalho quer por razões de necessidade do equilíbrio do orçamento da família quer pela vontade do desempenho de um papel mais ativo na vida social ou ainda pelo desejo da sua realização profissional, a estrutura familiar alterou-se substancialmente.É nesta ótica que surge a Creche, como uma resposta social destinada a acolher crianças de idades compreendidas entre os 3 meses e os 3 anos.

Pré-Escolar

Trata-se de uma resposta social orientada para o desenvolvimento de crianças com idades compreendidas entre os 3 anos e a idade de ingresso no ensino básico, proporcionando-lhes atividades educativas e atividades de apoio à família.

CATL  – Centro de Actividades de Tempos Livres – Academia João Paulo II

Resposta social que proporciona atividades de apoio ao estudo e de lazer a crianças dos 5 anos aos 12 anos, nos períodos disponíveis das responsabilidades escolares, desenvolvendo-se através de diferentes modelos de intervenção, nomeadamente acompanhamento/inserção, prática de atividades específicas e multiatividades.

ESTRUTURAS

O Girassol

Creche com Berçário, Jardim de Infância e Academia João Paulo II (ATL )
R. Serpa Pinto, 60 2870-363 Montijo

O Papagaio

Creche e Jardim de Infância
Rua Maria Matos – Bairro da Caneira 2870-0354 Montijo</em

CONTAS 2016

O relatório de contas do Centro Paroquial está disponível para consulta: aqui.