Este evento já decorreu.

Esposo da Virgem Santa Maria

Dia do Pai

Terça-feira, 19 de Março

No dia 19 de março celebramos a Solenidade de São José, esposo da Virgem Santa Maria, o escolhido de DEUS para pai adoptivo de Jesus.

O Dia de S. José também é conhecido pelo Dia do Pai, porque descendente da casa de  David, é venerado como o “Patrono dos trabalhadores”; “Patrono das Famílias”, exemplo de Homem fiel, que assumiu a responsabilidade da família de Nazaré, na educação paternal de Jesus, com uma vida simples, discreta de um Pai que aceitou a responsabilidade de ser pai do Messias.

São José foi um homem justo, trabalhador, um pai presente, piedoso e influente, um pai que ensinou ao Messias o caminho da justiça, da verdade, do amor e do conhecimento da Palavra de Deus, razão porque é chamado de “Justo” desde os Evangelhos e reconhecido como um dos maiores santos de todos os tempos.

Neste venerável homem de Deus, resplandece a santidade que o Pai Celeste gostaria de ver em todos os seus filhos e filhas. Depois da Virgem Maria e, obviamente, do próprio Jesus, a quem ele criou como pai adoptivo, não há maior modelo de fé e de amor a Deus.

Além disso, como Esposo da Beatíssima Virgem, São José se torna espelho para todos os pais e maridos. Foi louvado desde os tempos apostólicos e, com especial deferência, pelos Padres da Igreja.

O Papa Clemente XI (1700-1721) compôs os hinos e declarou que esta solenidade deveria ser celebrada em toda a Igreja no dia 19 de março, e colocou todas as missões da China sob sua proteção.

O Papa Pio IX declarou, em 1871, São José como padroeiro de toda a Igreja.

O Papa Francisco ordenou que, em todas as Orações Eucarísticas da Santa Celebração, fosse pronunciado o nome de São José.

Autor Desconhecido.