“Pode ser batizada qualquer pessoa que ainda não é batizada. A única predisposição para o Batismo é a fé, que deve ser publicamente confessada por ocasião do Batismo.”
“Uma pessoa que se volve para o Cristianismo não muda apenas a mundivisão. Ela percorre um caminho de aprendizagem (CATECUMENATO), no qual, pela conversão pessoal e sobretudo pelo dom do Batismo, ela se torna uma pessoa nova. Agora, ela é um membro vivo no “corpo de Cristo”.
REFLETIR
O batizado ingressa na escola, no seguimento, de Jesus. Para o batizado, e ao longo de sua existência, a Santa Igreja dispõe todos os demais sacramentos: crisma, comunhão, matrimónio, unção dos enfermos, etc… Pois, a vida nova, em Cristo, requer envolvimento, dedicação ao grande Projeto de Nosso Senhor Jesus Cristo, Deus e Homem verdadeiro.
Deus, nosso Pai, é objetivo, pragmático. Ele tem um projeto de vida plena, de santidade, para cada um dos que recebem o batismo e ingressam em Suas fileiras salvadoras.
Assim como na vacina se busca prevenir infecção, no batismo Deus nos dá o Espírito Santo, fonte de vida e salvação.
O virus que nos infecta o mundo espiritual é persistente. Por isto, não se pode descuidar; é preciso conservar acesa e bem viva a nossa divina chama batismal pois, somente ela realiza plena cura espiritual.