NOTICIA – ENCONTRO MCC MONTIJO

No passado sábado, 13 de junho, dia em que celebrávamos o presbítero e doutor da Igreja, Santo António, o Movimento dos Cursilhos de Cristandade do Montijo realizou mais uma iniciativa, numa reunião geral, através de uma plataforma digital.

Num momento de reencontro entre irmãos, nestes tempos atribulados e que inquietam vários corações, foi possível encontrar um momento para nos sossegar e enriquecer a nossa Fé, ouvindo a partilha do tema acerca da importância da Eucaristia.

Este tema denominado “A Eucaristia – Caminho para a Santidade”, preparado para o 2º Retiro do MCC Montijo pela nossa Irmã Joaquina Barata e orientado pelo nosso Diretor Espiritual, o Sr. Padre Geraldo Kalemesa, pode ser apresentado aos 36 Cursilhistas que marcaram presença via plataforma Zoom.

A Eucaristia é fonte da vida para cada Cristão e assim sempre deve ser vista, sobretudo nestes tempos de pandemia que atravessamos.

No espírito de um Cursilhista é impossível passar a semana sem o Domingo, porque a vivência deste dia é o marco vital da nossa fé e é o momento de satisfazer a nossa fome e sede do Senhor, louvando-O e agradecendo-Lhe todo o Seu Santo Sacrifício por nós.

Ainda que, durante os primeiros meses de pandemia, tivéssemos estado privados de nos aproximar, fisicamente, do Sacramento da Eucaristia, sabemos que o Senhor não nos abandonou, porque esteve, está e sempre estará presente, pedindo-nos incessantemente que permaneçamos “como ramos agarrados à Videira”.

Assistir a este tema, dedicado a explicar em detalhe o mais importante Sacramento da Igreja, o seu enquadramento, relevância e preceitos, avivou nos nossos corações o quão é fantástica e bela esta Celebração, pela real aproximação ao Senhor.

Este encontro foi de irmãos Cursilhistas e por isso não poderiam faltar as partilhas, as quais se sucederam à ressonância pelo nosso estimado Padre Geraldo que acentuou a essencialidade deste encontro com Cristo, realçando a atualidade do tema, por estes dias, em especial pela circunstância de já nos ser possível regressar, fisicamente, à Casa do Pai e à Ceia do Senhor.

O encontro terminou ao som do “DE COLORES”, ficando no ar o desejo de um novo Encontro!

De Colores!

(Liliana Miranda e Isabel Camacho)