Francisco voltou a celebrar a Audiência Geral às quartas-feiras no pátio de San Dâmaso perante um número limitado de pessoas. catequese do Papa centrou-se nesta ocasião no cuidado da “casa comum”.

«Para sair de uma pandemia é preciso cuidar uns dos outros e cuidar uns dos outros», disse o Santo Padre, recordando que «o cuidado é regra de ouro da nossa humanidade e traz consigo saúde e esperança».

Influenciando este ponto, Francisco falou em “cuidar e cuidar uns dos outros”, porque também – frisou – “devemos apoiar quem cuida dos mais fracos , dos doentes e dos idosos”. Esses cuidadores têm “um papel essencial na sociedade actual”.

Mas, por outro lado, o Papa também sublinhou que este cuidado abrange também “a nossa casa comum: a terra e cada uma das suas criaturas” porque “todas as formas de vida estão interligadas e a nossa saúde depende da dos ecossistemas que Deus ele criou e que nos incumbiu de cuidar ”para que “ abusar deles, por outro lado, é um pecado grave que prejudica e faz o mal e nos adoece ”.

Em sua opinião, “o melhor antídoto para esse abuso do nosso lar comum é a contemplação” porque “quando alguém não aprende a parar para perceber e valorizar o belo, não é estranho que tudo se torne objecto de uso e abuso sem escrúpulos para ele. ”.

Por isso, Francisco recordou que “a nossa casa comum, a criação, não é um mero ‘recurso’” porque “as criaturas têm valor em si mesmas e reflectem, cada uma a seu modo, um raio de infinita sabedoria e bondade de Deus ”e para descobrir esse valor e esse raio de luz divina é necessário “ silêncio, escuta e contemplação ” porque“ a contemplação também cura a alma ”.

“Sem contemplação, é fácil cair em um antropocentrismo desviante e soberbo que exagera nosso papel como seres humanos e nos posiciona como dominadores absolutos de todas as criaturas”, acrescentou.

Nesse sentido, disse que “ nossos irmãos e irmãs mais pobres e nossa mãe terra gemem pelos danos e injustiças que causamos e exigem outro curso. Exigem de nós uma conversão, um outro caminho, o cuidado da terra, do criado ”e para isso pede“ recuperar a dimensão contemplativa ”, pois“ ao contemplar, descobrimos nos outros e na natureza algo muito maior do que a sua utilidade ”.

“Há uma coisa que não devemos esquecer, quem não sabe contemplar a natureza, a criação, não sabe contemplar as pessoas … Se não soubermos contemplar a natureza, será muito difícil contemplar a beleza das pessoas”, alertou Francisco.

Da mesma forma, acrescentou que “o contemplativo em acção tende a se tornar um guardião do meio ambiente , tentando combinar o conhecimento ancestral de culturas antigas com novos conhecimentos técnicos, para que nosso estilo de vida seja sempre sustentável”.

Neste sentido, o Papa disse que contemplar e cuidar são as atitudes que “mostram o caminho para corrigir e reequilibrar a nossa relação como seres humanos com a criação”, pois “muitas vezes a nossa relação com a criação parece uma relação de inimigos … Não vamos esquecer que isso é caro ”.