Pai na obediência: De forma análoga a quanto fez Deus com Maria, manifestando-Lhe o seu plano de salvação, também revelou a José os seus desígnios por meio de sonhos, que na Bíblia, como em todos os povos antigos, eram considerados um dos meios pelos quais Deus manifesta a sua vontade.

José sente uma angústia imensa com a gravidez incompreensível de Maria: mas não quer «difamá-la» e decide «deixá-la secretamente».

No primeiro sonho, o anjo ajuda-o a resolver o seu grave dilema: «Não temas receber Maria, tua esposa, pois o que Ela concebeu é obra do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, ao qual darás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados». A sua resposta foi imediata: «Despertando do sono, José fez como lhe ordenou o anjo».

Com a obediência, superou o seu drama e salvou Maria.

Leitura completa no Link abaixo

“São José: Caminho para a Misericórdia” #4: III Domingo da Quaresma – Diocese de Setúbal (diocese-setubal.pt)